Últimas defesas

21/02/2020 10:55

O PPGESE informa que quarta-feira, 19/02/2020, às 10h ocorreu a defesa de dissertação do aluno Juliano Moreira Leite, orientado pelo professor Jorge Luiz Goes Oliveira, com o seguinte título: “Sistema de medições líquido-gás a partir de Tubo Venturi”. O objetivo deste trabalho foi propor uma alternativa de baixo custo para as medições de vazões de escoamento do tipo líquido-gás através de um tubo de venturi modificado. Para testar esse medidor de vazão em situação típica da indústria de óleo e gás, uma bancada experimental foi construída para permitir escoamentos simultâneos com até três fases distintas: água, óleo e ar. Modelos de escoamentos bifásicos tradicionais foram adaptados para criar um algoritmo capaz de prescrever o campo de pressão teórico ao longo do tubo de Venturi e comparar com medições das pressões ao longo de um protótipo desse elemento deprimogênio.

Resultados do trabalho realizado pelos autores:

Também ocorreram as defesas dos mestrandos:

  • Matheus Gama Costa, orientado por Kleber Vieira de Paiva, realizada no dia 12/02/2020, cuja dissertação foi intitulada “Multiphase Flow Measurement Employing Venturi Tube and Ultrasonic (Pulse-Echo and Transmit-Receive Techniques) Meter”.
  • Rogério da Silva, orientado por Moisés Ferber de Vieira Lessa, realizada no dia 27/01/2020, cuja dissertação foi intitulada “Conversor CC-CA-CA com Link Ressonante e Comutação ZVS”.
  • Thiago Martins, orientado por Anderson Wedderhoff Spengler, realizada no dia 20/12/2019, cuja dissertação foi intitulada “Avaliação da colheita de energia termoelétrica para microssatélites”.

Comments