UFSC – Florianópolis

O campus de Joinville também conta com o apoio de alguns laboratórios de pesquisa do campus de Florianópolis, no qual existem fortes laços de cooperação, para suportar os projetos de pesquisa a serem desenvolvidos no programa de pós-graduação.

Estes laboratórios servirão apenas para utilização esporádica e pontual de equipamentos para realização de experimentos específicos, sem haver a perda de sinergia entre orientado e orientador, e oferecendo uma infraestrutura complementar à infraestrutura existente no Campus de Joinville. Os dois campi estão separados a uma distância de cerca de 180 km e a mobilidade de professores e alunos entre os campi ocorre normalmente e semanalmente, inclusive com apoio institucional para que essa mobilidade aconteça.

  1. Laboratório de Integração Software/Hardware (LISHA) em Florianópolis: a sede do LISHA em Florianópolis, localizada no departamento de informática e estatística (INE), conta com uma área de 160 m2 com mesas e estações de trabalho conectadas permanentemente à internet, rede wireless, servidores de alto desempenho e impressoras. Possui a assinatura de periódicos específicos além de livros relacionados com software e hardware embarcados. Possui vários kits de desenvolvimento de sistemas embarcados distintos, como ARM, AVR, PPC32, MIPS, Lego RCX, FPGAs Altera e Xilinx), e kits de desenvolvimento com comunicação sem fio. O LISHA em Florianópolis também possui uma sala automatizada no prédio inteligente da UFSC no Sapiens Park, localizado no bairro de Canasvieiras. O prédio inteligente poderá ser usado para eventuais testes experimentais, sendo uma plataforma para coleta de dados de sistemas embarcados reais.
  2. Instituto de eletrônica de potência (INEP): o INEP em Florianópolis possui uma área total de cerca de 1000 m2, compreendendo vários laboratórios: Controle Digital, Circuito Impresso, Alta Potência, Ensino de Eletrônica de Potência, Ensaios e Desenvolvimento, Pesquisa em Eletrônica de Potência, Processamento de Energias Renováveis e Simulação Numérica. Além das instalações laboratoriais, o INEP ainda é composto por um setor administrativo e salas para professores, engenheiros e alunos.
  3. Laboratório de Sistemas Embarcados para Aplicações Espaciais (SpaceLab): ocupa uma área de 30 m2, e possui 2 osciloscópios, um analisador lógico, um analisador de potência, multímetros, geradores de funções, fontes reguladas, estacão de solda, kits de desenvolvimento de FPGAs e microcontroladores, software e ferramentas para desenvolvimento de sistemas embarcados em geral, kit cubesat, microcomputadores e notebooks.

<< [voltar]